Tela de Projeção – Guia das Diferentes Superfícies

Ao planejar um ambiente específico para a realização de projeção de imagem, a escolha da tela pode ser mais importante até mesmo do que decidir qual projetor comprar.

A restrição orçamental, o tamanho da sala e o tipo de projeção que você realizará é o que irão determinar a primeira das segmentações de Tela: Tela Fixa, motorizada ou Suspensa.

Se você estiver interessado na diferença desses 3 tipos de telas, analisamos estes três tipos de equipamentos neste post.

No entanto, mais tão importante quanto o tipo de fixação da tela e o material com o qual ela é feita. Abaixo, comentarei sobre os diversos tipos de materiais e suas características. Com isso, você irá compreender qual se adapta melhor à suas necessidades.

 

Tela de Projeção de Alto Contraste –  Cinzento

tela de projeçãoA tela de alto contraste cinza é uma tela bastante comum na projeção front-end, o que significa que a imagem é projetada a partir do lado da tela que o público está ligado.

O Alto contraste deste tipo de tela visa oferecer uma imagem de alta resolução e aumentar a profundidade do preto, mantendo a qualidade de cores mais claras.

A classificação de baixo ganho de 0,8 fornece a este tipo de tela de projeção a capacidade de ser visualizada em um ângulo de 180 ° graus.

O Ponto fraco é que este tipo de tela nos obriga a operar em um ambiente de pouca luz ambiente. Esta é uma espetacular escolha para quem quer montar um home theater em casa.

Tela de projeção de Matte Branco

tela de projeção tripéMais de 80% de todas as telas de projeção são feitas de Matte Branco, principalmente por conta do seu baixo custo. Ela é capaz de projetar cores bastante vividas com um ganho de 1,1, e tem um ângulo de visualização médio de 100º.

Esse tipo de tela é composto por um laminado de PVC com base de sustentação em poliéster.

No entanto, assim como telas de cinza de alto contraste, a iluminação da sala deve ser controlado para assegurar que a melhor imagem possível é projetada.

Telas brancas Matt pode ser usado na maioria das situações para entregar uma imagem forte e de qualidade, e por isso não é surpreendente que esta é a tela de projeção mais popular no mercado.

Telas de projeção ótica

As telas de projeção ótica tem como grande diferencial a sua capacidade de exibir imagens de alta qualidade em espaços com alta incidência de luz ambiente.  A imagem atravessa a tela, e um sistema de lente ópticas trabalha para focar e concentrar ainda mais a imagem antes que ela seja refletida de volta para a platéia.

Outro ponto interessante desta tela é que ela pode ser usado tanto para projeção traseira quanto para projeção frontal.

Infelizmente esta qualidade vem com um preço, já que esse tipo de tela é bem mais caro do que os outros modelos falados anteriormente.

Seu principal tipo de uso é em grande eventos, onde necessitam que grande quantidade de pessoas visualizem a projeção sem perda de qualidade pela alta incidência da luz.

 

Tela de Projeção de Alto Ganho

A taxa de ganho de uma tela de projeção indica a refletividade dela. Quanto maior esta taxa, maior será a taxa de luz que será refletida de volta da fonte de imagem para o público.

Isso é vantajoso em alguns casos, já que oferece mais brilho para imagem. Infelizmente, temos de tomar cuidado para que não ocorra um fenômeno conhecido como “hotspotting”, onde o centro da tela aparece mais brilhando do que os lados, causando distração para as pessoas que estão vendo a apresentação.

Além disso, um alto ganho acaba gerando um ângulo de visão menor, ou seja, apenas aqueles posicionados diretamente na frente da tela serão capazes de ver a imagem ideal.

O principal uso para este tipo de tela é em situações onde um número limitado de pessoas está vendo a tela, tal como em escolas, pequenas palestras ou reuniões. Ela é bastante útil também para profissionais que viajam bastante e além de possuírem um projetor portátil – que provavelmente tem poucos ANSI lumens – tem de se adaptar a várias situações e ambientes. Com essa tela, eles podem ficar tranquilos de que a imagem será visivel, independente da quantidade de luz da sala.

Tela de Projeção de Acrílico

A Pintura acrílica específica para projeção oferece um benefício claro na medida em que permite que qualquer superfície possa ser pintada para ser transformada em uma tela de projeção.

Esta é uma grande vantagem para usuários de projetor portátil, já que eles podem criar uma tela de projeção onde quer que vão, sem serem obrigados ter que carregar uma tela grande consigo.

Ele é usado principalmente em situações que exigem projeção traseira e em que o usuário não quer que o projetor apareça.

Para os entusiastas em home theater, telas de acrílico não é são uma opção aconselhável. Enquanto este tipo de equipamento é capaz de reduzir o custo, isso também significa que a clareza e o brilho da imagem projetada serão de um padrão muito menor do que a maioria das outras telas de projeção.

Se você ficou interessado, este post fala um pouco mais sobre as melhores tintas para projeção.

Tela de Projeção com Transparência Acústica

Este tipo de tela possuí uma superfície com centena de minúsculos furos. Isto permite que caixas acústicas possam ser escondidas atrás da tela, sem perda na qualidade do som.

Outro ponto interessante é que com esse tipo de tela, é possível emular um pouco do som dos cinemas, que utilizam também sistema parecido.

Em termos de qualidade de imagem, este tipo de tela combina diversas propriedades ópticas bastante interessantes, já que produz um ângulo de visão de 180º sem perder brilho, o que deixa as imagens bastante brilhantes.

Este tipo de tela é altamente recomendável para aqueles que usam o projetor como home theater.

Se você ficou com alguma dúvida ou gostou do post, deixe um comentário abaixo!

Comments(4)
  1. Sebastian eventos June 11, 2015
  2. Daniela Borges Pavani September 3, 2015
  3. José Rand September 18, 2015

Deixe um comentário!