Retroprojetor: Guia de Compras

Retroprojetor é aquele equipamento que seu professor usava para projetar diagramas e páginas escritas por ele na parede. Ele são bem menos comuns atualmente, já que os projetores ganharam espaço no mercado e ao baixarem os seus preços possibilitaram que a maioria das escolas conseguisse adquirir um destes.

Mesmo assim, eles ainda são úteis se você precisa projetar desenhos, livros ou qualquer outro material na hora e com um bom tamanho, sem ter de escanear e digitalizar o arquivo.

Mas afinal, que fatores devemos considerar na hora de comprar uma ferramenta destas?

 

O que é um retroprojetor?

retroprojetorRetroprojetores tipicamente consistem de uma grande caixa contendo uma fonte de luz muito brilhante, um ventilador para resfriar o caixa, e uma grande lente que foca a luz. Acima da caixa, geralmente existe um braço longo e dobrável e um espelho que redireciona a luz para a frente em vez de para cima. Página de película transparente são normalmente colocadas na parte superior da lente de visualização.

A luz da lâmpada desloca embora a transparência e para o espelho, onde é reflectida sobre um ecrã de visualização. O espelho permite que o apresentador e o público consigam ver a imagem ao mesmo tempo, com o apresentador olhando para baixo como se a escrita e o público a visualização da tela.

Características

Todos os retroprojetores compartilham alguns recursos padrão que devem ser considerados como a base para sua decisão de compra.

Tipo de Lente

O fator mais significativo nas despesas gerais de qualidade de imagem de projeção é o tipo de lente a ser utilizada. Retroprojetores que possuem 3 tipos de lente mais comuns: única, dupla e tripla. A qualidade da imagem aumenta a qualidade à medida que aumentam o número de lentes.

Brilho (Lúmens)

Cada retroprojetor tem seu brilho avaliado pelo número de “ANS lúmens”. Em locais fechados e escuros, um equipamento com 2mil lúmens é mais do que suficiente, enquanto para locais iluminados e mais aberto, é necessário mais do que 2.500 lúmens. Se você precisar projetar imagens complexas, procure valores ainda maiores para ter uma boa qualidade de imagem.

Vida útil da lâmpada

Cada retroprojetor tem uma vida útil da lâmpada estimada, esse valos muda conforme a classificação em lúmens e do tipo de lâmpada. O tipo de lâmpada comum ENX, por exemplo, oferece a mais longa vida útil mais longa, enquanto as lâmpadas com mais lúmens e natureza mais especializada como as FXL, EHA e ENG oferecem mais curtas vidas lâmpada.

Inovação:

Como um pioneiro da indústria, a 3M tem sido responsável por muitos dos grandes avanços na tecnologia de projeção. Nos últimos anos, novas funcionalidades como cabeças 360 graus de rotação, lentes duplas de Fresnel e ,operação ambidestra, trocadores de lâmpadas automáticos entre outros. Como algumas destas inovações são patenteadas Buhl, ela ganhou uma boa vantagem sobre a 3M.

Configurações / Opções a serem consideradas

Distância

Retroprojetores vêm em várias configurações e que refletem desempenho e custo. A maioria dos equipamentos são utilizados para exibição de imagens em locais onde a distância entre o projetor e a tela é de 6-12 pés.

Existem projetores que conseguem realizar imagens maiores ou para maiores distancia, o único problema é que eles são modelos personalizados e dependem de encomendas. Para as distâncias de projeção convencional, um retroprojetor pode ser encontrado nos seguintes modelos

Portabilidade

Existem modelos portáteis de retroprojetor que são dobráveis e servem para ser levados para vários lugares. É importante que você entenda que este tipo de equipamento normalmente tem menor resolução como um custo da portabilidadeInfelizmente, eles são difíceis de ser encontrados no mercado atual, mas é sempre bom estar atento.

Garantia

Sempre observe o período de garantia do seu projetor. Quanto mais tempo melhor. Isso não só irá te livrar de bastante problemas se o seu equipamento quebrar como também mostra que os fornecedores confiam no seu produto. Outro ponto que é necessário avaliar é onde está localizado o suporte técnico. Não adianta ter garantia de 3 anos e ter de enviar o produto 700km para ser concertado.

Conclusão

  • Primeiramente, analise suas necessidades.
  • Entre as opções que existem no mercado, tente relacionar a potência da lâmpada com a sua vida útil para que esta lhe entregue o necessário. Você não precisa de um equipamento potente apenas para apresentações escritas, bem como precisará de uma versão mais potente se quiser apresentar dados complexos.
  • Se precisar, opte por um equipamento portátil, eles são muito mais fáceis de usar.
  • Verifique a garantia do equipamento.

O Retroprojetor também necessita de uma tela de projeção de qualidade para ter um bom funcionamento. Acesse nosso guia sobre telas de projetor para conhecer mais sobre o tema!

Deixe um comentário!