Mini Projetor – Guia de Compras

O avanço de tecnologia dos projetores ocorre em duas frentes. Enquanto os projetores comuns aumentam sua potência e qualidade de imagem, o mini projetor trabalha para ficar cada vez menor, sem perder qualidade. Para você ter uma ideia, um mini projetor atual – de qualidade – cabe na palma da mão. O problema é que com o tamanho, também há perda de brilho. O importante para saber qual equipamento comprar é qual a sua necessidade de portabilidade quando comparada com a perda de brilho.

Nós também possuímos um guia em formato de vídeo! Confere lá!! http://youtu.be/xRQHar6_ASA

O QUÃO PORTÁTIL ELE DEVE SER?

mini-projetor-2Atualmente existem dois tipos de projetor – Palm-Top e Pico. Infelizmente, as empresas classificam os dois como mini projetores, mas existem bastante diferenças entre os dois.

Os projetores Palm-top tem medidas que variam de 6,3 por 6,3cm até 12,7 por 12,7cm. Estas medidas os caracterizam como portáteis, mas não tanto quando os projetores pico.  Os projetores Palm-Top possuem maior brilho e resolução.

Os projetores Pico, por sua vez, são compatíveis com celulares em tamanho e peso, capazes de caber em um bolso de camisa. O seu brilho é bastante baixo, a resolução pode deixar a desejar, e o som é quase inexistente. Perfeito para quem precisa de um projetor a todo momento para usos simples.

 

CARACTERÍSTICAS À SEREM CONSIDERADAS

Funcionalidades

Alguns mini projetores estão aumentando mais suas funcionalidades e estão se tornando capazes de ler documentos e apresentações direto de um USB. Com isso, você poderá deixar até o seu computador em casa, tornando este equipamento mais portátil ainda.

mini-projectEm casos como este, um projetor maior – com esta funcionalidade – é mais prático do que um pequeno que necessita ser acompanhado por um computador

Resolução

Usualmente, para uma melhor qualidade de imagem, tentamos cruzar as resoluções de nossos arquivos de mídia e trabalhar com equipamentos e arquivos em HD, ou seja, 1080p.

Infelizmente, ao optar por portabilidade, você deve abrir mão de uma ótima resolução.

Os projetores Palm-Top, em sua maioria, possuem uma resolução nativa SVGA (800×600), o que faz precisarem realizar escalonamento para VGA, reduzindo um pouco mais a qualidade.

Os projetores Pico por sua vez tem o VGA (640×480) como sua resolução nativa.

Isso casa muito bem com videos e apresentações simples que não possuem muito texto ou detalhes. Como estas resoluções são bastante limitadas, lembre-se sempre de checar se o seu equipamento é capaz de “rodar” os arquivos que irá apresentar.

A sua escolha depende da relação entre necessidade de portabilidade e tamanho de imagem desejada.

Conexões

A maioria dos projetores Pico e Palm-Top possuem conexões analógicas SVGA ou entradas de sinal composto para se conectar com computadores e aparelhos de mídia.

Brilho

Única regra: Quanto mais brilho MELHOR.

Em projetores maiores e mais potentes, não consideramos o brilho como fator chave, já que o mínimo de 1500~2000 ANSIlumens que a maioria dos projetores de qualidade possuem já são bastante suficientes para uma apresentação de qualidade.

Quanto passamos para mini projetores, devemos realmente nos preocupar com estes números, já que os Projetores Pico, por exemplo, iniciam com especificações de 10 ANSI lumens. Com essa quantidade, você consegue criar uma imagem de 60cm de largura com boa qualidade.

Já os projetores Palm-Top trabalham com 100 ANSI lumens até 200 ANSI lument. Com isso, já é possível ter uma imagem de cerca de 150cm de largura com boa qualidade.

Tecnologia de projeção

A maioria dos projetores pico ou Palm-top trabalham com a tecnologia DLP. Se você é sensível com o efeito arco-íris, é bom checar o projetor funcionando, já que a força deste efeito varia de projetor para projetor. Existem poucas opções com tecnologia LcoS e Laser.

Taxa de Contraste

A taxa de contraste é a relação entre o brilho da área mais brilhante de uma imagem e a escuridão da área mais escura de uma imagem gerada por esse projetor. Ele é um dos fatores considerados na hora de determinar a qualidade de uma imagem. Em projetores portáteis, como o brilho do equipamento é sempre baixo, não vale a pena nem considerar as taxas de contraste, já que vão alterar pouco a imagem projetada.

Você precisa de Áudio?

Equipamentos de áudio em projetores pico e palm-top variam de quase inúteis para aceitáveis. Aqui, vale a pena você economizar e comprar caixas de som separadas, principalmente se utilizar o equipamento para assistir filmes ou para apresentações com mais de duas pessoas.

ONDE ENCONTRAR UM MINI PROJETOR?

Philips PPX 2330 e 2340 (Pico) 

MiniProjetor Philips MX2330O Philips ppx2330 é um projetor extremamente portátil ( pico ) que possui dimensões de um celular. Utilizando tecnologia DLP e 30( ppx2330 ) e 40 (ppx2340) ANSI lumens de brilho, o equipamento consegue chegar até 60’’ de tamanho de tela, além de uma taxa de contraste de 1500:1. 2gb de memoria interna e mp4 player integrado ajudam bastante para apresentações. Resolução: 640 x 360 16:9 Tags: Portátil, Negócios

 COMPRAR PPX2330  COMPRAR PPX2340

PHILIPS PPX2480 ( Pico) Mini Projetor Philips ppx2480

Um pouco maior que o PPX2330, o PPX2480 é também mais potente. Usando a mesma tecnologia DLP, este modelo possui 80 ANSI lumens e uma resolução nativa de 854 x 480 (16:9) . 2gb memoria interna, 30.000 horas de duração da lampada, menos de 300 gramas de peso. Contraste de 1000:1 Tags: Portátil, Negócios

COMPRAR PPX2480

benq-gp3BenQ Joybee GP3 (Palm-Top) 

O BenQ Joybee GP3 é um projetor portátil no estilo palm-top que vem com várias funcionalidades bastante interessantes. Uma delas é a memória de 2GB e a possibilidade de não precisar de um computador para rodar diferentes tipos de arquivos. Com entre 20 a 30 mil horas de vida útil de lampada e 300 ANSI lumens de potência, ele atende bem a necessidades básicas, além de possuir uma resolução WXGA (1280×800) e se adaptar a todas as outras. Pesa apenas 560 gramas e possui caixas internas de som. Infelizmente é um pouco barulhento. Tags: Portátil, Generalista

ANÁLISE COMPLETA  COMPRAR JOYBEE  

 

Vivitek Qumi Q2 (Palm-Top) 

vivitek-qumi-q2

O vivitek Qumi Q2 é um mini projetor de 300 ANSI lumens que possui uma resolução nativa de  16:10 – 720p, mas que também é compatível com 4:3 e 16:9, além da possibilidade de aplicações 3D. Ele possui diversas entradas de sinal diferentes e promete mais de 20 mil horas de vida útil da lampada. O contraste de 2500:1 pode parecer pouco mas funciona muito bem com este projetor. A caixa de som de 1W só serve para emergências. Tags: Portátil, HD, Caseiro, 3D

 COMPRAR QUMI Q2 REVIEW YOUTUBE

 

Além disso, você pode ficar de olho nas análises existente na categoria portátil aqui do site ou procurar por mini projetor nas tags, já que estas sempre englobam algum produto portátil.

Até a próxima!!

Comments (1)
  1. Davi September 4, 2015

Deixe um comentário!