Lâmpada para Projetor – Como escolher

Diferentemente de uma TV,  que você compra e só se incomoda alguns anos depois quando ela dá problema, um projetor necessita de cuidados e de reposições de peças para continuar funcionando em sua total capacidade.

E a principal peça que necessita ser resposta constantemente é a lâmpada, que  perde sua força com o tempo.

lampadamx514Como esse é um ponto importante do equipamento, em todos os modelos – sem exceção – você encontrará uma indicação da durabilidade média de sua lâmpada. Como a potência do projetor e  o modelo da lâmpada fazem esse número variar bastante, é importante sempre ficarmos de olho nesse valor para não acabar levando um projetor que não se adequa as nossas necessidades.

Uma das primeiras coisas a se saber é que  que quando um fornecedor fala que a lâmpada tem uma vida útil de por exemplo, 3.000 horas, ele quer dizer:

1.  Que a lâmpada nunca funcionará mais do que 3.000 horas, mas pode funcionar menos tempo. 

2. Ela não vai funcionar em total capacidade por 3.000 e apagar do nada. O processo será gradativo, com a lâmpada perdendo brilho cada vez que é usada. Neste caso, por exemplo, em 2.000 horas de uso, a lâmpada estará provavelmente de 20 a 30% mais escura do que quando usada inicialmente.

3- A maioria dos fabricantes classifica a vida útil das suas lâmpadas não pelo fim do funcionamento, mas sim pelo momento onde ela fica com apenas metade do brilho do que quando nova – o que é bem ruim.

Uma vez li em um site que basta pegar sua sala e adicionar 2 lâmpadas de 100W uma de cada lado. Pronto, com isso sua imagem fica 50% pior.

Mas qual é a duração média de uma lâmpada?

Isso depende. Existem projetores que entregam maior potência e qualidade de imagem em detrimento da vida útil da lâmpada. Seguindo o caminho inverso, existem projetores que se adaptam a diferentes situações e que tem algumas opções normalmente nomeadas de “eco modes” onde preservam a vida da lâmpada em detrimento de brilho e qualidade de imagem. Pensando nisso, chegamos ao cenário médio abaixo.

Força Total: 2000-4000 hours

Baixa potência ou com função de “Eco” – 4.000 à 6.000 horas

Tipos de Lâmpadas

Existem dois tipos de lâmpadas: as bastante comuns Lâmpadas de mercurio de alta pressura – que são usadas na maioria dos projetores (e que são sobre elas que vamos falar) – e as lâmpadas de xenon – uma tecnologia nova que é usava em projetores de alto padrão, mas que tem uma vida útil bem curta.

Modo Eco ou Potência?

Escolas e empresas, principalmente se tiverem algum tipo de tratamento contra luz podem utilizar o modo ECO sem problema algum. A perda de 25% a 35% da potência da lâmpada, um padrão para este tipo de equipamento pode ser compensada com regulagens específicas existentes em alguns projetores – então é bom ficar ligado. Em negócios os escolas que possuem diversos projetores, a economia de lâmpada pode significar fechar ou não no vermelho.

Além disso, qualquer tipo de utilização bastante focada em apresentação de slides ou imagens funcionam bem com este modo.

Se você quiser ver filmes em alta qualidade, a melhor opção é ir com força total e gastar um pouco mais da vida útil do seu equipamento.
Tenha certeza que seu projetor vai ser brilhante o suficiente

Com projetores com mais potência de ANSIlumens, você pode ter a certeza de que não precisará usar força total ou que irá faltar potência para produzir uma imagem de boa qualidade.  Com projetores de negócios este não é realmente um problema, já que a maioria pode gastar um pouco mais de dinheiro para comprar um projetor com mais brilho.

No caso de Projetores caseiros, nós normalmente consideramos a qualidade de imagem acima do brilho do projetor, sem se lembrar que aquele é o momento onde o equipamento possui maior brilho, e que com o tempo a imagem perdera todo esse brilho por conta do desgaste da lâmpada.

Então tente achar projetores que tenham um pouco mais de brilho do que você gostaria. Dessa forma, daqui 6 meses você não estará incomodado com a perda de brilho.

Custo

Exceto por alguns projetores de nível de entrada que tem equipamentos de menor qualidade, a maioria das lâmpadas de qualidade existentes estão entre R$500 e R$1000. É claro que para equipamentos high-end, muito utilizados para shows, catedrais e teatros, esse valor pode ser muito maior. Mas o valor para equipamentos caseiros e para negócios não varia muito além dessa faixa.

 

Deixe um comentário!