Blu-ray Player: Guia de Compras

Primeiramente, é interessante analisarmos que existem diversos tipos de aparelhos de DVD ou Blu-ray, e que a qualidade e a forma como são construídos é bastante diferente uma da outra. Se fossem todos iguais, todos teriam o mesmo preço, não é?

Mas não é isso que nós vemos por ai, já que é possível encontrar aparelhos de DVD com um valor inicial de R$100 e o Blu-ray lá pelos R$300, subindo até os milhares de reais.

Pensando nisto, é interessante que você opte por um equipamento de qualidade, já que um bom Aparelho de Blu-ray é capaz de deixar até mesmo um filme em DVD com uma qualidade melhor do que um aparelho de DVD faria.

Sony is a major manufacturer and the inventor of Blu-Ray.  Sony is introducing 4K Blu-ray playersA qualidade de imagem de um filme em Blu-ray é quase 5x superior a um DVD comum. Essa diferença é facilmente percebida em uma tela de 40″ ou mais – que é provavelmente o que você usará com seu projetor. Outro ponto importante é que a tecnologia Blu-ray continua evoluindo, ao contrário do DVD que já está  ultrapassado. Além disso, como a maioria destes equipamentos consegue se ligar a internet, eles tem a capacidade de atualizar seu firmware constantemente, proporcionando melhorias no equipamento.

Só com estes detalhes apresentados acima já é possível verificar a capacidade e a importância do Blu-ray para uma ótima projeção HD.

Mas depois que decidimos qual equipamento comprar ainda surgem dúvidas sobre quais características o equipamento deve ter. Abaixo, vou listar alguns dos pontos que é interessante analisar quando desejamos usar este equipamento em conjunto com um projetor.

 

Interlaced ou Progressive Scan?

Se você tiver opção, vá com o Progressive output. Ou seja, opte pela versão 1080p contra a 1080i. Apesar de alguns cabos ainda possuírem a resolução máxima de 1080i, já estão aparecendo alguns com 1080p, então não é legal ficar pra trás e ter de comprar um novo aparelho com o avanço da tecnologia.

Conexão Digital ou cabo Componente

A algum tempo atrás, a melhor conexão que se tinha eram os cabos componente, desde 2007, esse padrão se tornou o cabo HDMI – se tiver interesse em mais conexões acesse nosso post sobre o tema. 

Se por algum motivo de conexão você precisar de uma saída componente – seja por todos os seus equipamentos utilizarem isto ou por você adorar  usar algum equipamento vintage – tente encontrar um equipamento que possua as duas opções. O futuro tende para o HDMI, e de qualquer forma, não há nenhum Blu-ray que não possua essa conexão.

Infelizmente, os cabos digitais – sejam eles HDMI ou DVI – tem problemas com longas distâncias, então prefira utilizar conexões o mais perto possível. Se você precisar passar o cabo HDMI por longas distâncias, se atente para comprar um que tenha propriedades especiais para longas distancias. Se possível, compre algum que prometa MAIS do que você precisa. 

Apesar do HDMI também carregar áudio, a maioria dos projetores não tem auto-falantes capazes de trazer uma experiencia sonora de qualidade. De qualquer forma, a imagem seguirá pelo HDMI e você usará a saída AV do projetor para se conectar com algum tipo de equipamento de som ou com seu Home Theater.

4K upscaling

Com a chegada das TVs 4K e posteriormente dos projetores 4K, é interessante que o Bluray possua a capacidade de fazer um upscaling de 1080p ou 1080i para 4K(3840×2160).  É possível pensar que 1080p já é uma qualidade incrível, mas em telas de 100″, a qualidade de um 4k mostra sua real força.

 

MELHORES MODELOS

  sonybluray

Blu-ray Sony BDP-S5100

O Blu-ray da Sony é um dos melhores que você pode conseguir. Além de rodar filmes em qualidade 1080p, ele já possui wi-fi integrado, que o permite não só se conectar com smartphones e tablet para prover infomações complementares sobre os títulos assistidos na tela como também permite que você assista vídeos e filmes no Sony Entertainment Network, Crackle, YouTube, ou Netflix. Outro ponto positivo para este Blu-ray é que ele possui tecnologias – Dolby TrueHD e DTS-HD – decodificadoras que melhoram o som transmitido para seu home Theater. Por fim, eu particularmente acho o design dele incrível.

ONDE COMPRAR

 

 

Blu-ray Philips – BDP2180X/78

philipsblurayO Blu-ray da Phillips tem tudo o que um Blu-Ray precisa e um preço bem mais em conta. Ele reproduz filmes em 1080p, realiza upscalling de filmes em DVD para 1080p, faz atualização do firmware por USB e roda vídeos direto do seu disco rígido. Além disso, ele é capaz de se conectar com smartphones para transformá-los em controle remoto.

ONDE COMPRAR

 

LG – BP630 LPCM

lgblurayO Blu-ray da LG é outro equipamento de alta qualidade. Ele tem capacidade para rodar filmes em 1080p e já vem preparado para a tecnologia 3D. O Um dos diferenciais é que o aparelho também traz conteúdos exclusivos da internet, como Netflix, UOL,TERRA, Youtube, Picasa, Accedo, Vturner e Saraiva.

Existe uma opção interessante chamada Private Sound, que envia o som do filme para um dispositivo móvel, tornando capaz acompanhar o filme por fone de ouvido.

ONDE COMPRAR

Deixe um comentário!