Aluguel de Projetor – como escolher a melhor opção

Realizar o aluguel de projetor pode parecer uma tarefa fácil, mas necessita de bastante informação para que se atinja o melhor custo-benefício. Para quem nunca realizou este processo antes, ou nunca se sentiu confortável com a situação, elaborei um guia que entra superficialmente nas configurações do equipamento – já que você não precisa saber um monte de informações complexas – e que lista tudo o que precisamos para realizar uma contratação de qualidade.

1.Potência

A variável mais importante na hora de realizar um aluguel de projetor é a o potência do equipamento, comumente medida em ANSI Lumens. Quanto maior for esse número, mais forte será a imagem projetada.

Saber o local em que você usará o equipamento e o tamanho do público te dará uma ideia de quantos ansi lumens são necessários.

Para locais Pequenos: 3000 – 5000 ANSI Lumens
Essa quantidade de ANSI lumens serve muito bem para apresentações em salas de reunião e conferências em locais pequenos. Igrejas, repcepções de casamento ou entradas de restaurante também são locais onde esse tipo de equipamento funciona bem.

Médios e Grandes espaços: 6000-10 000 ANSI Lumens
Este brilho é muito eficaz para a conferência em um local maior e pode também ser usado para o jantar de gala da conferência. Alugar um projetor deste brilho também é perfeito para eventos corporativos maiores, como lançamentos de produtos e cerimônias de premiação, bem como desfiles de moda e visualização esporte indoor.

Grandes extra locais: 12 000 – 20 000 ANSI Lumens
Estes projetores são perfeitos para eventos de grande escala de empresas e conferências, concertos ao vivo, dança, experiências de visualização esporte e grandes festas.

 

2. Resolução 

aluguel de projetorOutro ponto bastante importante para se observar em um aluguel de projetor é a resolução do equipamento. Você geralmente encontrará 3 opções – 480, 720 e 1080p – que correspondem ao número de pixels a serem projetador na tela. No caso de filmes e vídeos, uma resolução High Definition ( 720 ou 1080p) é a mais apropriada enquanto em apresentações de negócio projeções em 480p podem ser realizadas, se necessário.

Baixas resoluções ficam distorcidas conforme o tamanho da tela cresce, então é sempre importante ter uma resolução HD em grandes projeções.

Dica: DVDs comuns não vão se beneficiar de um projetor de alta definição, já que a qualidade que sai deste equipamento é de no máximo 480p, então se quiser rodar um filme em HD, precisará também de um computador (via cabo HDMI) ou um blu-ray.

 

3. Tamanho da Tela

O tamanho da imagem depende do ângulo de projeção do projetor (ajustável em quase todos os modelos), da capacidade de zoom do equipamento e principalmente da distância onde ele será alocado. Essa variável muda bastante de local para local.

É importante que você já tenha em mão a distância da tela de onde o equipamento ficará alocado e o tamanho de tela necessário, seja ela em metros ou em polagadas, no momento de contratar o serviço.

Todos os projetores podem ser regulados manualmente para uma resolução de 4:3 ou 16:9, mas é importante lembrar que cada projetor é otimizado para uma dessas “resoluções”. Se você precisa de extrema qualidade de imagem, fique atento a esta variável na hora de fazer um aluguel de projetor.

4.  Som

A maioria dos projetores possuem pequenas caixas de som, de no máximo 5Watts de potência e que servem para emergências ou pequenas apresentações. Se você vai realizar uma apresentação para mais de 8~10 pessoas, certamente precisará contratar um serviço de sonorização a parte. Para locais pequenos a opção são as caixinhas de som, muito utilizadas por computadores de mesa. Para salas com mais de 40 ouvintes, é necessário um equipamento de sonorização maior.

5. Telas de Projeção

859_1Para conseguir uma experiencia perfeita de imagem, é necessário que você alugue também uma tela de projeção. Como você pode ver em nossos guias de compra de projetores, a tela é uma peça chave para assegurar qualidade de imagem, principalmente quando não há um espaço plano para a projeção.

Telas escuras são melhores para locais mais claros, enquanto telas brancas são perfeitas para locais escuros – um grande exemplo são as salas de cinema – então informar para seu fornecedor o local de projeção é bastante importante.

6. Conexões

V55C-B_endsNa hora de contratar um serviço de aluguel de projetor você precisa ficar atento a que tipo de equipamento enviará o sinal para o projetor. Se for um computador, você irá precisar de cabos HDMI e VGA, por exemplo. Se for um DVD, necessitará de cabos componentes. Neste Post, explico exatamente os tipos de conexões existentes e onde são utilizadas.

7. Serviço / Suporte Técnico 

Se você precisa de apenas um projetor para uma pequena reunião ou evento, provavelmente não necessitará de alguém para acompanhar e dar suporte ao sistema. Em eventos maiores, com mais de um equipamento ou com muitas alterações de entrada de sinal, bem como contratação de sistema de som, você precisará de um

 

8. Entrega e Retirada

Existem alguns fornecedores que cobram mais uma diária se não conseguirem retirar o equipamento no dia específicado, então é interessante sempre alinhar bem como funcionam as políticas da empresa.

Afinal, o que preciso saber para fazer um aluguel de projetor?

Para você acertar na escolha de seu aluguel de projetor, você precisa conhecer os seguintes detalhes de seu evento:

    • Tamanho do Local / Número de pessoas que vão assistir;
    • Iluminação – É um local aberto, bem iluminado ou é escuro?
    • Resolução Necessária – Precisa ser HD ou não?
    • Distância entre a tela e o local onde o equipamento ficará alocado;
    • Tamanho de Tela – Em metros ou polegadas
    • Que tipo de Equipamento enviará o sinal para a projeção – Computador, Dvd, Tablet, Blu-ray, etc
    • Necessitará de apoio técnico? Número de dias Horário de Entrega / Retirada

Com isso, você conseguirá informar exatamente para o fornecedor tudo o que precisa, e colocá-lo a par de toda a operação. Se vocês estão em dúvida de que fornecedores usar em SP, acesse.

Se você ainda sim tiver alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo ou envie um email para nós. 

 

Deixe um comentário!